QUANTO A APLICAÇÃO E TIPOS DE EQUIPAMENTOS PODEMOS DIVIDIR EM:

JANELA.png

Os equipamentos deste tipo foram os primeiros a serem utilizados residencialmente e, por isso foram os responsáveis pela popularização dos equipamentos de ar condicionado pelo mundo e, portanto são os equipamentos com menor tecnologia agregada e com o menor valor relativo, embora sejam cada vez mais ultrapassados e com volumes de produção cada vez menores, ainda são achados no mercado brasileiro.

Foram gradativamente sendo substituídos pelos splits devido ao seu grande barulho e consumo de energia excessivo, além da estética nada agradável.

Estes equipamentos não necessitam de mão de obra especializada para instalar (talvez o único motivo para ainda existirem).

EQUIPAMENTOS DO TIPO MONOBLOCO OU JANELA

SPLIT DESCARGA HORIZ.png

Os equipamentos deste tipo são a evolução dos aparelhos tipo janela e começaram a ganhar espaço no Brasil a partir dos anos 2000 e podem ser divididos por sua descarga de ar na condensadora em horizontal (foto a esquerda) e vertical (foto a direita).

Os equipamentos com descarga horizontal são indicados para instalação em locais onde temos uma limitação superior como por exemplo em sacadas de edíficios residencias ou comerciais. Hoje em dia ainda podemos ver uma evolução dos splits com a tecnologia inverter que proporcionam muito mais econômia de energia (saiba porque), controle de temperatura (saiba porque) e menor ruído (saiba porquê).

SPLIT DESCARGA VERT.png

EQUIPAMENTOS DO TIPO SPLIT COM DESCARGA HORIZONTAL

MULTSPLIT.png

Os equipamentos tipo multsplit são uma variação um pouco mais avançada em termos de controle e tecnologia se comparado aos splits, sendo equivalentes em quase todos os outros pontos como tubulação e comunicação entre as unidades externa (popularmente conhecida como condensadora embora não seja correto) e as unidades internas ((popularmente conhecida como evaporadora embora também não seja correto).

São, desde que bem dimensionados e operados, muito mais eficientes que os splits do tipo 1 para 1 devido ao fato de dificilmente ligarmos todas as evaporadoras ao mesmo tempo e, este fato causa termos uma condensadora muito "maior" do que a necessidade.

Em termos de utilização são extremamente indicados para apartamentos residenciais ou edifícios comerciais visto que as construtoras estão cada vez mais deixando espaços menores em sacadas técnicas nos apartamentos de médio e alto padrão.

Outro fator que dá a este tipo de equipamento grande vantagem é o fato de que quanto menor o número de condensadoras menor é a "agressão" visual nas fachadas evitando assim a desvalorização do imóvel (veja exemplo a direita). Quer saber mais? Ligue para nós no (11) 93143-5469 ou pelo whatsapp (11) 96056-4357

EQUIPAMENTOS DO TIPO MULT SPLIT 

vrv fit.jpg

Os equipamentos VRV Fit (também conhecido como mini VRF) são semelhantes aos multsplit no fato de apenas uma unidade externa (condensadora) porém com uma tecnologia agregada muito maior que possibilita um menor ponto de força (isso influencia diretamente no custo da infra estrutura elétrica como cabeamento de força e disjuntores).

Outro ponto de vantagem dessa tecnologia é o fato de ter somente um par de tubos de cobre que ligam a unidade externa a todas unidades internas e, isso pode ser um diferencial enorme quando se trata de furar uma viga estrutural por exemplo.

Geralmente estes equipamentos possibilitam, devido a sua tecnologia, um controle de demanda elétrica dispensando as vezes a necessidade de contratação de uma demanda maior junto a concessionária de distribuição de energia elétrica da região.

Este tipo de tecnologia tem em sua maioria de marcas diferentes, controle via smart phone com várias funções a mais do que os controles comuns visando sempre maior conforto e economia de energia e, quando ajustados por um instalador com conhecimentos técnicos com excelentes resultados.

Podem ter uma boa distância entre as unidades externa e internas que, se somadas e obedecidas as regras do fabricante, pode chegar até 165m de tubulação total fazendo desse equipamento muito utilizado em vários projetos pois a distância máxima em alguns equipamentos split pode ser 15m apenas. Quer saber mais? Ligue para nós no (11) 93143-5469 ou pelo whatsapp (11) 96056-4357

edificio-doente1.jpg

EQUIPAMENTOS DO TIPO VRV FIT OU MINI VRF